Código: | CS30023 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EDP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria Alcina Velho Dourado da Silva Maria José Duarte Freire |
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Corpo docente: |
Celiana de Fátima Alves de Azevedo |
Português
Proporcionar o conhecimento do papel do jornalismo na sociedade, incluindo o seu papel no desenvolvimento e manutenção da democracia. Proporcionar a aquisição de conhecimentos no domínio da fundamentação, intencionalidade e natureza do quadro constitucional e legislativo que regula o setor da comunicação social.
Proporcionar conhecimentos sobre os fundamentos da legitimidade jornalística e das suas responsabilidades éticas, incluindo os direitos e deveres da profissão. Proporcionar conhecimentos sobre os instrumentos básicos para a construção de raciocínios com base na cultura profissional jornalística e para o desenvolvimento de capacidades críticas.
Adquirir competências sobre os meios de assegurar a responsabilidade dos média (multiplicação de fontes, recusa de práticas desleais, dever de retificação, sigilo profissional, conflitos de interesse, etc.), sobre o direito do público à informação (respeito da privacidade, respeito pelas minorias e presunção de inocência, entre outras) e sobre procedimentos e técnicas da profissão (busca da verdade, rigor e precisão, luta contra os estereótipos, verificação e corroboração da informação, separação de factos e opiniões e, entre outras, proteção das fontes).
Os conteúdos programáticos incidem sobre os focos: (1) o quadro legal dos média e do jornalismo; (2) o juízo ético na comunicação e a decisão deontológica e (3) questões éticas e deontológicas nas Relações Públicas e na Publicidade. A primeira das abordagens destina-se a apresentar o enquadramento legal da comunicação social, o dever dos profissionais e os seus limites legais, e a inerente responsabilidade civil, criminal e penal. A segunda tem como objetivo expor a função do jornalismo e das demais profissões da comunicação na sociedade, o papel da ética na construção identitária das profissões e o quadro de valores deontológicos que orientam as decisões profissionais. A terceira apresenta os instrumentos de reflexão crítica para proceder ao estudo de caso no contexto da atividade profissional.
A ética e a deontologia constituem, simultaneamente, um fator de identificação da profissão e um fator de diferenciação em relação a outras atividades. Constituem também os fundamentos da cultura profissional. O conhecimento da teoria, mas também o contacto com os saberes práticos de natureza profissional, conferem uma aprendizagem que impulsiona o julgamento ético e que esclarece a operacionalidade deontológica face às matérias da realidade.
Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Neste sentido, a participação dos discentes é fundamental para a construção coletiva do próprio conhecimento, a partir da promoção do trabalho cooperativo, da pesquisa e da resolução de problemas. Ao mesmo tempo, é incentiva a independência e autonomia para a construção de repertório e referências sobre os temas pertinentes a esta Unidade Curricular.
A articulação entre as metodologias de ensino direto e indireto visam potenciar a articulação entre um corpo sistemático de conhecimento ou de doutrina e as normas profissionais e de orientação de serviço público distintivas da profissão. A exposição é ativa e está alicerçada na interpelação ao trabalho produzido pelos média para obter por indução dos casos particulares e concretos um conceito geral do objecto em estudo.
Os(as) estudantes serão envolvidos no estudo de casos para ancorar os conteúdos na realidade mediatizada e concitados ao exercício colectivo de julgamento ético e também à reflexão pessoal. Visa ganhar autonomia de procedimentos de natureza profissional.
A avaliação desta Unidade Curricular segue o regime de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
Os elementos de avaliação contínua consistem em:
a) trabalho individual (40%)
b) trabalho em grupo (40%)
c) participação em sala de aula (20%)
A avaliação contínua dos estudantes depende da sua participação nas atividades letivas.
Bertrand, Claude-Jean (2002). A Deontologia dos Media. Coimbra: Edições Minerva.
Camponez, Carlos (2011). Deontologia do Jornalismo. Coimbra: Edições Almedina.
Carvalho, Alberto Arons de, Cardoso, António Monteiro e Figueiredo, João Pedro (2003), Direito da Comunicação Social. Lisboa: Editorial Notícias.
Cornu, Daniel (1999), Jornalismo e Verdade – Para uma Ética da Informação. Lisboa: Instituto Piaget.
Fidalgo, Joaquim (2008). O Jornalista em Construção. Porto: Porto Editora.
Kovach, Bill e Tom Rosenstiel (2004). Os Elementos do Jornalismo – O que os profissionais devem saber e o público exigir. Porto: Porto Editora.
Martins, Luís Paixão (2001). Schiu… está aqui um jornalista. Tretas, meias verdades e completas mentiras acerca da Imagem. Lisboa: Editorial Notícias.
Neves, Maria do Céu Patrão; Silva, Rui Sampaio (coord.) (2017). Ética aplicada - Comunicação Social. Lisboa: Edições 70
Santos, Rogério (2006). A Fonte Não Quis Revelar - Um estudo sobre a produção das notícias. Porto: Campo das Letras.
Sebastião, Sónia Pedro; Martins, Paulo (2019). Ética em Comunicação: Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas. Consultado em novembro 1, 2020, em https://www.iscsp.ulisboa.pt/pt/media-f-o/open?guid=5cc874e75f355
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